Acesse esse artigo no nosso novo site: HIPOT – O que é, para que serve e como é feito – Entran
O ensaio de HIPOT, também chamado de ensaio de rigidez dielétrica ou ensaio de tensão suportável, é um ensaio não destrutivo (às vezes destrutivo) realizado em equipamentos, ferramentas e materiais elétricos para verificar a qualidade das suas isolações elétricas através da aplicação de alta tensão/voltagem (normalmente da ordem de alguns mil volts até mais de 100 mil volts). Fabricantes e laboratórios frequentemente realizam esse tipo de ensaio para garantir a segurança e qualidade dos seus produtos. No Brasil, em alguns segmentos da indústria, esse ensaio é obrigatório, como por exemplo para fabricantes de:
- Eletrodomésticos: Fabricantes de eletrodomésticos devem realizar esse ensaio em 100% dos equipamentos produzidos, segundo a portaria INMETRO 371/2009.
- Equipamentos médicos: Fabricantes de equipamentos eletromédicos devem realizar esse ensaio em 100% dos equipamentos produzidos, segundo a portaria INMETRO 350/2010.
- Bebedouros: Fabricantes de bebedouros devem realizar esse ensaio em 100% dos equipamentos produzidos, segundo a portaria INMETRO 191/2003.
- Estabilizadores e no-breaks: Fabricantes de estabilizadores e no-breaks devem realizar esse ensaio em 100% dos equipamentos produzidos, segundo a portaria INMETRO 262/2007.
- Plugues e tomadas: Fabricantes de plugues e tomadas devem realizar esse ensaio por amostragem nos produtos fabricados, segundo a portaria INMETRO 85/2006.
Outros segmentos da indústria eletro-eletrônica realizam o ensaio de HIPOT para satisfazer requisições de clientes ou normas internas:
- Luminárias: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo a norma IEC 60598-1.
- Painéis elétricos: Fabricantes de painéis TTA devem executar o ensaio de HIPOT nos seus painéis segundo a norma NBR IEC 60439-1:2003.
- Luvas Isolantes: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo a norma NBR 16295:2014 .
- Tapetes isolantes de borracha: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo a norma ASTM D178.
- Óleo de transformador: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo as normas NBR 6869 e NBR IEC 60156:2004.
- Capacetes: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo a norma NBR 8221:2015 .
Nessa página você encontra informações sobre os princípios de funcionamento do ensaio de HIPOT e instruções básicas para realização do ensaio.
Utilidade
Os ensaios feitos com o HIPOT são ensaios não destrutivos ou destrutivos que tem o objetivo de verificar a qualidade de um isolante elétrico (um material isolante ou a isolação elétrica de um equipamento elétrico/eletrônico).
Um material isolante elétrico é um material cuja condutibilidade elétrica é muito baixa e assim sendo a corrente elétrica praticamente não flui por ele. Exemplos de isolantes elétricos são: plásticos, borrachas, papéis, cerâmicas e ar. Os diferentes isolantes têm propriedades diferentes e capacidade de isolação diferentes. Cada material tem a capacidade de suportar até um certo valor de tensão (voltagem), e se esse valor for ultrapassado o material deixa de atuar como isolante e começa a permitir a passagem de uma quantidade significativa de corrente elétrica. À essa tensão na qual a capacidade de isolação do material é perdida dá-se o nome de rigidez dielétrica do material.
A capacidade de isolação de materiais isolantes pode ser avaliada através do ensaio de sua rigidez dielétrica. Esse ensaio é feito pelo equipamento HIPOT.
O HIPOT é um equipamento capaz de gerar as altas tensões necessária para realizar os ensaios de rigidez dielétrica, ao mesmo tempo que monitora a corrente para verificar se não houve rompimento. O ensaio é feito aplicando-se a tensão gerada pelo HIPOT entre dois pontos separados pela isolação sob teste, quando há a passagem significativa de corrente o HIPOT indica a reprovação
Em equipamentos elétricos /eletrônicos o ensaio é feito normalmente entre as partes energizadas do equipamento e as partes acessíveis. As partes energizadas devem estar isoladas das partes acessíveis com uma isolação apropriada para garantir que o operador do equipamento não irá sofrer um choque.
Ao aplicar uma alta tensão entre as partes energizadas e as partes acessíveis de um equipamento, o HIPOT testa as isolações que separam essas duas partes. Se houver passagem de corrente de uma parte para outra, significa que a isolação não é adequada.
Em ensaios de materiais isolantes, o material sob teste é colocado entre dois eletrodos. O HIPOT aplica a alta tensão entre os eletrodos e monitora a passagem de corrente.
O ensaio de rigidez dielétrica pode ser feito na forma não destrutiva e destrutiva:
- Forma não destrutiva: Esse método normalmente é usado em ensaios de rotina de equipamentos e ferramentas. Ele consiste em aplicar uma certa tensão (normalmente definida por norma) no isolante e verificar se houve rompimento (se não há passagem de corrente). Não havendo rompimento o equipamento/material é considerado aprovado.
- Ensaio destrutivo: Esse método normalmente é usado com amostras de material isolante. Ele consiste em usar o HIPOT para aplicar tensão de forma crescente. Ao haver o rompimento determina-se a tensão naquele momento como a tensão de rompimento da rigidez dielétrica.
Equipamento HIPOT
O HIPOT é o equipamento que permite a realização do ensaio de rigidez dielétrica ou tensão suportável. Ele gera a alta tensão que será aplicada no isolante sob teste e monitora a passagem da corrente. O nome HIPOT vem do inglês High Potential (alta tensão).
A Entran fornece os seguintes equipamentos de HIPOT:
- HP5300M: Gera até 5kVca, com corrente até 30mA. Operação manual.
- HP7100: Gera até 5kVca, com corrente até 30mA. Operação programável/automática.
- HP20KV-CA: Tensão de saída até 20kV CA e corrente até 20mA. Operação manual. Apropriado para ensaios em ferramentas e equipamentos de proteção isolantes como luvas, botas, mangas, tapetes e outros.
- HGI7000: Gera até 5kVca, com corrente até 30mA. Operação programável/automática. Realiza também os ensaios de resistência de aterramento e corrente de fuga.
- HG371: Tensões de saída definidas na fabricação até 5kVca, com corrente até 30mA. Operação programável/automática. Realiza também o ensaio de continuidade de aterramento.
Como fazer
O ensaio de HIPOT pode ser resumido em quatro passos:
- Ajustar a tensão do ensaio no equipamento HIPOT.
- Ligar os terminais de aplicação de tensão do HIPOT no equipamento/isolante sob teste.
- Ativar o HIPOT para aplicar a tensão e monitorar corrente.
- Aguardar o tempo de ensaio e analisar o resultado.
Abaixo apresentamos algumas figuras ilustrativas onde são mostradas formas de se usar o HIPOT para testes de diversos equipamentos e produtos.
Instruções mais detalhadas dos ensaios podem ser encontradas em: www.segurancaeletrica.com.br